Sócios APMI

ACTIVIDADE DA APMI – APRESENTAÇÃO SUMÁRIA


APRESENTAÇÃO
A Associação Portuguesa de Manutenção Industrial – A.P.M.I. instituição sem fins lucrativos, constituída em Janeiro de 1980, congrega pessoas singulares e empresas, ligadas à Manutenção, nas áreas industriais e de serviços, quer sejam clientes ou prestadores de bens ou serviços.

OBJECTIVOS
É objectivo da A.P.M.I. fomentar a divulgação da importância da Manutenção como factor do aumento da produtividade e competitividade das empresas promovendo, entre os seus associados, o conhecimento e a implementação das tecnologias, métodos e técnicas de gestão da manutenção que permitam assegurar a correcta operacionalidade dos equipamentos, sistemas, instalações e edifícios, da forma mais eficiente.
A APMI, é a única Associação em Portugal, com este âmbito na área da manutenção.

MEIOS
Para a prossecução dos seus objectivos a A.P.M.I.:
• Promove Acções de Formação e de Actualização Científica, Tecnológica e de Gestão, no âmbito da Manutenção.
• Organiza Congressos.
• Estabelece protocolos com entidades nacionais para a difusão das tecnologias e metodologias, no âmbito da Manutenção.
• Como Organismo de Normalização Sectorial desenvolve e promove metodologias e normativos de apoio à actividade da Manutenção.
• Dispõe de uma Biblioteca especializada.
• Edita publicações para a divulgação de estudos e trabalhos técnicos e científicos sobre Manutenção.
• Pertence às Federações Europeia e Ibero-americana de Manutenção.
• Participa em Congressos Europeus, Ibero-americanos e Mundiais.
• Colabora em Projectos Europeus. 
  Certificação como Entidade Formadora
A A.P.M.I. é Certificada como Entidade Formadora pela D.G.E.R.T. – Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (Ex-I.Q.F.).

Formação e Consultoria Intra-empresas – Cursos à medida
A APMI organiza cursos e acções de consultadoria, em articulação com as entidades destinatárias, tendo esta actividade vindo a crescer nos últimos anos.
Formação Inter-empresas – Cursos de catálogo
A APMI organiza regularmente acções de formação que podem ser consultadas no nosso site WWW.APMI.pt

ORGANIZAÇÃO DE CONGRESSOS, SEMINÁRIOS E JORNADAS
Os Congressos e Jornadas organizados pela APMI são o local privilegiado de contactos técnicos e comerciais entre os participantes dos vários países, nomeadamente os de Língua Oficial Portuguesa.
PROTOCOLOS/PARCERIAS
A APMI estabelece Protocolos de Cooperação com instituições e empresas que visam essencialmente o incremento da oferta de serviços aos seus associados. A formação profissional, a co-organização de eventos de divulgação científica, a troca de artigos técnicos e a oferta cruzada de serviços e regalias, são as áreas que globalmente ou individualmente são trabalhadas nestas parcerias. Temos vindo a desenvolver relações com a Academia, quer pela participação em eventos comuns quer pelo estabelecimento de protocolos de colaboração.
BIBLIOTECA
A A.P.M.I. disponibiliza aos seus Sócios uma Biblioteca e CDteca onde podem ser consultadas publicações técnicas e revistas técnicas nacionais e internacionais.
REVISTA «MANUTENÇÃO»
A Revista Manutenção, criada em 1982 e de edição trimestral, é um veículo privilegiado para a divulgação de matérias que abordam com profundidade e rigor as tendências e temas relacionados com a área específica da Manutenção.
BOLSA DE EMPREGO/ESTÁGIOS
A A.P.M.I. disponibiliza na sua página da Internet uma Bolsa de Emprego/Estágios.


NORMALIZAÇÃO
A APMI é o ONS – Organismo de Manutenção Sectorial nos domínios da actividade “Manutenção Industrial” desde Dezembro de 1991, sob a orientação do IPQ – Organismo de Normalização Nacional.
A CT94 é a Comissão Técnica coordenada pelo ONS APMI e é responsável pela elaboração e tradução de normas da actividade “Manutenção Industrial” e acompanha o desenvolvimento dos trabalhos da CEN/TC 319 “Maintenance Standardization”
Em Fevereiro de 2017 foi criada uma nova Comissão Técnica: “CT 204 Gestão de Activos”. Esta CT acompanha os trabalhos do ISO/TC 251 através do WG 10 – “Maintenance within Physical Asset Management”, e acompanha também as Normas ISO 55000/1/2, traduzidas pela CT 94.