Novo Livro de Hugo Prata - Manual de Manutenção de Edifícios - Guia Prático prefaciado pelo Presidente da Direcção da APMI - Eng. Lopes dos Santos

 

 

Hugo Prata, Diretor das Instalações Dolce Vita Tejo na Amadora publicou um guia prático sobre Manutenção de Edifícios, com prefácio de José Lopes dos Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Manutenção (APMI). A correta gestão da manutenção de edifícios é uma atividade complexa, difícil e exigente com diversas especialidades e que se encontra em constante desenvolvimento. Perante esta transversalidade torna-se fundamental garantir um profundo empenho técnico para assegurar a devida operacionalidade dos sistemas e equipamentos, com o objetivo de maximizar performances, salvaguardando os aspetos de segurança a estes associados. Em função disto, é incumbência do gestor de manutenção escalar as ações necessárias para que se cumpram os requisitos legais em vigor e que correspondam às especificidades existentes em cada edifício.

Foi com base nestes pressupostos que o autor procurou focar e esclarecer de uma forma simples e prática as principais especialidades existentes na manutenção de edifícios, tornando a obra de leitura acessível e atrativa tanto para engenheiros ou técnicos de manutenção, como também para gestores num sentido mais lato. Neste livro são analisados uma vasta gama de temas, como o tratamento de águas, chillers, torres de arrefecimento, unidades de tratamento de ar, transformadores, transformadores de isolamento, geradores, iluminação, centrais de bombagem, ascensores, extintores, medidas de racionalização energética, entre outros. É, assim, um livro original e fundamental dentro desta temática, que identifica boas práticas e as faz acompanhar de diversos exemplos reais, essenciais para uma boa compreensão e transposição da matéria teórica para o terreno prático na condução das tarefas da manutenção de edifícios. A obra tem tido uma ótima aceitação e baseia-se muito na componente prática, tendo variadas imagens de equipamentos e informação prática, sendo assim útil para projetistas, engenheiros e técnicos que operam em edifícios como universidades, hotéis, centros comerciais, museus, entre outros.

Compra do Livro - Clique no nome:

Manual de Manutenção de Edifícios - Guia Prático  - Hugo Prata