Curso «Gestão de Activos Físicos» - Setembro a Dezembro de 2017, Sede da APMI – Lisboa

 

A APMI organiza de Setembro a Dezembro de 2017, na sua Sede em Lisboa, o curso «Gestão de Activos Físicos».

Em resultado da crescente globalização das economias e do consequente aumento da competição empresarial, as empresas ganham consciência de que os seus Activos Físicos (equipamentos e instalações), resultantes de enormes investimentos financeiros, devem ser melhor rentabilizados, isto é, os custos dos seus ciclos de vida (Aquisição, Operação e Manutenção (O&M) e Desativação) devem ser minimizados, sem prejuízo da qualidade do serviço prestado nem da segurança de pessoas e bens. Ou seja, a eficácia só não basta, é preciso cuidar também da eficiência. Esta perspectiva integrada operacional e estratégica força os Gestores operacionais a adquirir maiores competências para poderem justificar, em linguagem compreensível pela Gestão de topo, quer a razoabilidade dos custos operacionais decorrentes da adopção das políticas de manutenção mais adequadas, quer os investimentos visando melhorias de fiabilidade e de disponibilidade. As circunstâncias para aceitar decisões fundamentadas empiricamente estão condenadas a desaparecer. Em seu lugar, surge a obrigatoriedade da comprovação por métodos científicos – a estatística, as probabilidades, as técnicas de simulação em computador e o cálculo financeiro passam a ser ferramentas obrigatórias.

De modo a preparar actuais gestores de Manutenção para esta nova realidade e para, eventualmente, virem a exercer funções como gestores de Activos Físicos, a APMI propõe o seguinte grupo de temas de formação:

 

  1. Fiabilidade e Manutibilidade” de modo a compreenderem que as políticas de manutenção dos activos físicos devem ser selecionadas em função das consequências específicas das falhas para a Organização (económicas, segurança e operacionais) e não necessariamente conforme os manuais dos construtores recomendam.
  2. Gestão de Materiais de Manutenção” de modo a distinguirem entre materiais que devem existir permanentemente em stock (just-in-case) e materiais que devem somente ser adquiridos para as intervenções de manutenção planeadas (just-in-time). Complementarmente, conhecerão os modelos usados actualmente para decidir quando e quanto encomendar de cada vez, saberão prever as necessidades dos materiais no médio e longo prazo e quais os indicadores adequados à avaliação do desempenho da gestão de materiais.
  3. Economia das Decisões e Controlo de Gestão” de modo a melhor compreenderem que qualquer decisão de investimento deve ser orientada por princípios de racionalidade económica, isto é, dever ser equacionada em termos de benefícios e custos – nem sempre traduzíveis em unidades monetárias – e mostrar evidência quantitativa de que será rentável. Complementarmente, conhecerão princípios básicos de monitorização contínua do desempenho da gestão de activos físicos, com base em indicadores calculados sobre o passado recente e extrapolados para o próximo futuro. Da análise periódica de sensibilidade da bateria de indicadores resultará uma lista actualizada de prioridades de acções de melhoria contínua.
  4. Programação de Projectos” de modo a prosseguirem de forma controlada/esclarecida/documentada (em tempo e custos) os objectivos a que se propõem, quer sejam contratos de outsourcing, quer sejam projectos estruturantes de melhoria contínua técnica ou organizacional.

 

Formador:

Rui Assis

Doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Licenciado em Engenharia Mecânica, ramo Termodinâmica, pelo Instituto Superior Técnico. Bacharelado em Eletrotecnia e Máquinas pelo ex-Instituto Industrial de Lisboa e em Máquinas Marítimas pela Escola Náutica. Ex-Professor convidado junto da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica para os mestrados de Engenharia Biomédica e Engenharia Industrial e membro do Conselho Científico. Professor associado junto da Universidade Lusófona para a licenciatura de Engenharia e Gestão Industrial (Investigação Operacional e Técnicas de Simulação). Formador no Instituto de Soldadura e Qualidade nas pós-graduações em Engenharia da Qualidade, Engenharia da Segurança e Gestão da Manutenção. Formador na APMI em cursos de curta duração sobre RCM. Consultor de empresas em Economia Operacional e Gestão de Activos Físicos. Ex-quadro e gestor de várias empresas privadas. Ex-Oficial Maquinista Naval da Marinha Mercante. Autor de vários artigos e nove livros sobre temas de gestão e de software de apoio à decisão.

 

   Ficheiro com a descrição dos temas do curso, condições e ficha de inscrição