Curso Básico de Fiabilidade - Nível 1 - 6 de Maio de 2022, Hotel Mundial, Lisboa

Desde o início da história, a Humanidade tem sempre tentado prever o futuro. Alguns métodos passavam por ver o voo das aves, o movimento das folhas das árvores ou a cor do céu. Hoje em dia a Engenharia já não necessita de tais métodos, nem de bolas de cristal, para prever o comportamento futuro dos seus bens.

Através da análise dos dados de vida os Engenheiros de Fiabilidade conseguem determinar a probabilidade dos componentes, unidades, sistemas e equipamentos poderem realizar as suas funções durante um certo período de tempo, sob determinadas condições, sem que ocorram avarias.

A qualidade de um bem (ou serviço) pode alterar-se ao longo do tempo. Ao desempenho desse bem durante um determinado período de tempo, distância percorrida, número de ciclos ou outro parâmetro de funcionamento, satisfazendo, cumprindo ou funcionando de forma satisfatória, é o que se dá o nome de Fiabilidade!

Assim, a Fiabilidade pode ser descrita como a aptidão de um bem para cumprir uma função requerida, sob determinadas condições, durante um dado intervalo de tempo.

O “Curso Básico de Fiabilidade – Nível 1”, apresenta-se como o meio indicado para a aquisição dos conhecimentos básicos na área da Fiabilidade, fundamentais para estabelecer o ponto de partida para a realização de análises simples de Fiabilidade de componentes

Objectivos específicos:

• Dotar os formandos do conhecimento básico da teoria da Fiabilidade.

 • Apresentar as principais distribuições estatísticas na Fiabilidade.

 • Incrementar o nível técnico na área de Fiabilidade.

 • Reconhecer o potencial da teoria da Fiabilidade como meio de suporte para a tomada de decisão, tendo por objectivo a prevenção de avarias.

 • No final da formação os Formandos devem possuir uma visão global da importância dos estudos de Fiabilidade e dos modelos matemáticos usados e sua aplicação.

Programa

  1. Introdução à Engenharia da Fiabilidade
  2. Fiabilidade, Manutibilidade e Disponibilidade (RAM)
  3. Fiabilidade e Qualidade
  4. Distribuições estatísticas usadas em estudos de Fiabilidade
  5. Fiabilidade de componentes
  6. Casos práticos
  7. Fiabilidade de sistemas
  8. Casos práticos

Destinatários:

Público-alvo: Engenheiros e Técnicos de Manutenção, Gestores e Directores de Gestão de Activos, Engenheiros e Técnicos de Fiabilidade e todos os interessados em desenvolver uma gestão e uma manutenção de activos físicos de forma optimizada.

Método pedagógicos:

Expositivo, com recurso a meios audiovisuais e exemplos práticos de aplicação da metodologia.

Formador:

José Sobral (Prof.)

Professor no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Duração: 8 horas

Custo: Sócios APMI: 200 Euros               Não Sócios APMI: 250 Euros               Estudantes: 150 Euros

Número mínimo de Formandos: 10. Número máximo de Formandos: 15

Ficha de Inscrição

Inscrição On-line