Promoção, Conhecimento e troca de Experiências

Curso «A Manutenção inserida numa política de Gestão de Activos», 6 de Março de 2018 – Lisboa

16-02-2018 15:34

A APMI organiza no dia 6 de Março de 2018, na sua Sede em Lisboa, o Curso «A Manutenção inserida numa política de Gestão de Activos».

Este curso pretende responder às expectativas relativamente à Estratégia de Gestão de Activos e Manutenção.

O curso passa por definir gestão de activos e conceitos relacionados com a gestão de activos, gestão do risco, alinhamento de objectivos organizacionais com a gestão de activos estratégicos, planeamento do ciclo de vida dos activos e desenvolvimento da informação para a gestão.

O curso determina a importância da gestão de activos e dos seus requisitos, como base fundamental no processo de criação de valor na empresa.

O curso explicita a Interação entre o sistema de gestão de activos e o sistema de gestão de manutenção, bem como a inter-relação entre o processo de gestão de manutenção e processos de gestão de activos e gestão do ciclo de vida.

 

Destinatários

  • Técnicos responsáveis pela aquisição, operação e manutenção de activos, Representantes da Direcção, Gestores de Activos, e outros utilizadores da norma de sistemas de gestão de activos, engenheiros, técnicos de engenharia, técnicos de logística e gestores de manutenção.
  • Todos os profissionais que pretendam melhorar a percepção de valor a partir da base de activos da organização ou que estejam envolvidos na implementação, na manutenção e melhoria de um sistema de Gestão de Activos.

Objectivos

  • Exemplificar o programa de Gestão de Activos.
  • Compreender os conceitos fundamentais das NP ISO 55000/1/2.
  • Analisar o novo paradigma da gestão e visão a longo prazo.
  • Reconhecer o valor dos Activos.

 

Competências

  • A formação vai possibilitar aos participantes uma abordagem necessária à implementação de um programa de gestão de activos e de gestão da manutenção, que maximiza a Disponibilidade, Segurança, Fiabilidade e Optimização dos Custos.
  • Integração dos sistemas de monitorização para um plano de manutenção mais eficaz.
  • Melhoria da gestão de informações para um melhor planeamento da manutenção.
  • Oferece aos formandos a possibilidade de adquirirem a compreensão dos fundamentos das normas NP ISO 55000/1/2.

 

Metodologias

  • Explicitação de conceitos com recurso ao método expositivo-dialógico.
  • Exercícios de aplicação em grupo.
  • Entrega de documentação e cópia de slides projectados em formato PDF.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Gestão de activos, gestão da manutenção e gerir activos

Objectivos da gestão activos

Processo de gestão de ciclo de vida do activo

As Normas NP ISO 55000:2016; NP ISO 55001:2016; NP ISO 55002:2016

Gestão de activos e gestão da manutenção

Princípios fundamentais da gestão da manutenção

Análise de requisitos de manutenção

O conceito de manutenção

Planos de manutenção

Processo de decisão rastreável

Indicadores de Manutenção

NP ISO (55000, 55001 e 55002) em Portugal

 

Formador: Abílio Cabral da Cunha (Eng.)

 

DURAÇÃO: 7 Horas

 

Condições de Inscrição:

Sócios A.P.M.I.: 200,00 €                       Não Sócios: 250,00 €     Estudantes:       100,00 €

Este valor inclui: Almoço, Pausas para Café, Diploma e CD Documental.

As empresas que inscrevam mais do que um participante, beneficiarão de um desconto de 10% no total da Factura.

Número máximo de Inscritos: 12. Data limite de inscrição: 02/03/2018

 

Ficha de Inscrição

Procurar na página

Contacto

Morada da APMI Travessa das Pedras Negras,
1 - 1.º Dto.
1100-404 LISBOA
Tel: 21 716 38 81
Fax: 21 716 22 59
Telemóvel 916 143 914
Telemóvel 962 992 200